2018 © Grupo Freguesia . Todos os direitos reservados. Site criado por Zug Comunicação.

RUA XV DE NOVEMBRO, 179

SANTO ANTÔNIO DE LISBOA FLORIANÓPOLIS

48 3235.1098

             

TODOS OS DIAS

9H ÀS 22H

Desfrute
ESSE
Sabor!
Cardápio

Sabe aquele cafezinho gostoso no início da manhã ou no fim da tarde. Agora a nossa freguesia também tem um café bem saboroso.

A Freguesia de Santo Antônio de Lisboa nasceu com o nome de Nossa Senhora das Necessidades de Praia Comprida e hoje incorpora, além de Santo Antônio, Cacupé, Sambaqui e Barra de Sambaqui. Ocupado inicialmente pelos índios Guaranis, a partir da virada do século XVII para o XVIII foi recebendo imigrantes açorianos.

Por volta da metade do século XVIII foi construída a igreja de Nossa Senhora das Necessidades. Dos imigrantes açorianos herdou-se o linguajar e sotaque peculiar, a cerâmica, a renda de bilro, o forte sentimento de religiosidade, a literatura, além de festas e tradições culturais. 

O patrimônio existente são os casarios antigos, a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, o Engenho Andrade, o antigo Posto da Alfândega, a 1ª rua calçada do estado de Santa Catarina e a fachada da casa onde se hospedou D. Pedro II na Praça Roldão da Rocha Pires. Santo Antônio de Lisboa, lugar do Freguesia Oyster Bar e da nossa fazenda marinha de ostras.

Nossa
História